Gestão de facilities: entenda o que é e como realizar de forma eficiente
Como a gestão de facilities pode reduzir custos e processos, aumentando a disponibilidade das estruturas
A gestão de facilities é composta pelo conjunto de tarefas que envolvem o cuidado com as instalações, maquinário e recursos humanos. Podendo cuidar, em alguns casos, de funções não necessariamente ligadas à manutenção.
Com uma variedade muito grande de serviços, a gestão de facilities vai cuidar das chamadas atividades-meio; aquelas funções que não estão diretamente ligadas ao seu produto ou serviço principal, mas que colaboram para o negócio como um todo.
Quer saber mais sobre os detalhes desse tipo de serviço e a importância de uma gestão eficaz? Continue lendo e confira as seguintes informações sobre o assunto:
- O que são facilities?
- Principais serviços englobados pela categoria facilities
- O que é a gestão de facilities?
- Quais são as vantagens da terceirização da gestão de facilities?
- Como a Danlex pode ajudar nesse processo?
O que são facilities?
Facilities é uma palavra de origem inglesa, usada para se referir as atividades que dão suporte a um negócio. Não ficou muito claro? Não se preocupe, a gente simplifica para você!
Imagine uma empresa que possui cerca de 200 funcionários. Ela atua no mercado têxtil e sua equipe atua de 8h às 17h na produção de bolsas.
Para que sua linha de produção consiga trabalhar, a empresa precisa de equipes experientes atuando para o financeiro, RH, compras e suporte. Certo?
Todos esses profissionais trabalham focados nos processos e atividades que impulsionam os produtos e a empresa como um todo. Mas quem cuida da estrutura?
Afinal, estamos falando de uma empresa com sede física, banheiros, espaço para receber clientes, refeitório. Ou seja, esse empreendimento também precisa das tarefas da recepção, limpeza, cozinha, jardinagem, segurança – entre outras tarefas que impactam a qualidade de vida e produtividade da equipe.
Facilities são serviços que promovem o bem estar da equipe, facilitando a rotina e garantindo o bom funcionamento do negócio.
Não existe uma regra sobre quanto ou quais empresas podem terceirizar a gestão de facilities. Mas o fato é que, empresas que querem focar nos objetivos do negócio têm optado cada vez mais pela terceirização dos serviços e da gestão de facilities.
Principais serviços englobados pela categoria facilities
- Recepção e portaria: edifícios de escritórios, condomínios residenciais ou até mesmo grandes empresas precisam de serviços de recepção/portaria para garantir mais segurança e comodidade;
- Limpeza e conservação: limpeza e organização são primordiais para a saúde e bem estar dos colaboradores;
- Jardinagem e paisagismo: a primeira impressão é a que fica. Se você recebe clientes no seu negócio, cuidar da jardinagem e do paisagismo garante um bom relacionamento desde o primeiro momento;
- Manutenção predial: solução rápida e prática para as pequenas dores de cabeça de manutenção predial que aparecem no dia a dia;
- Limpeza industrial: alguns setores necessitam de cuidados especiais na higienização. A terceirização da limpeza industrial garante o uso de tecnologia avançada por profissionais capacitados;
- Copa: com o auxílio de uma boa gestão de facilities é possível garantir mais eficiência e organização nos controles de insumos, preparo de cafés, limpeza da copa, atendimento em eventos e reuniões;
- Bombeiros Civis: alguns setores possuem atividades que podem colocar a segurança do colaborador em risco. Nesses casos, a terceirização entra para garantir total segurança, preservando e combatendo incêndios ou qualquer outro tipo de acidente.
– Leia também: Limpeza comercial: entenda como funciona esse serviço
O que é a gestão de facilities?
A gestão de facilities é a administração dessas atividades. Portanto, é responsabilidade da gestão de facilities garantir que essas atividades-meio sejam realizadas com agilidade, qualidade e eficiência.
Dessa forma, permitindo que as demais equipes tenham as condições necessárias para desempenhar bem suas funções. Focando naquilo que garante a rentabilidade do negócio.
Ou seja, além de desempenhar as funções relacionadas a facilities, a gestão também deve se atentar à compra de materiais, manutenção de ferramentas e insumos.
Quais são as vantagens da terceirização da gestão de facilities?
De acordo um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-SP), o setor de terceirização de serviços registrou crescimento de 94% nas empresas brasileiras. Sendo que a área mais afetada foi justamente a de gestão de facilities.
Dentre os serviços mais procurados se destacam limpeza, copa, segurança, jardinagem, recepção e portaria.
Esse movimento mostra que as empresas já perceberam as facilidades oferecidas pela terceirização. Como:
- Redução de custos;
- Simplificação da burocracia;
- Profissionais capacitados;
- Eficiência;
- Rotinas flexíveis.
E não para por aí! A terceirização da gestão de facilities também evita dores de cabeça pela falta ou má gestão dos insumos usados nessas atividades. Você não perde tempo com retrabalhos nem precisa se preocupar com a compra e manutenção de equipamentos caros e muito específicos.
Tudo para que você foque no que realmente importa: a gestão das suas atividades-fim.
Como a Danlex pode ajudar nesse processo
Somos uma empresa de terceirização de serviços com a segurança e experiência de quem tem mais de 17 anos de experiência na área de terceirização de facilities. Além disso, desenvolvemos soluções personalizadas em terceirização para pequenas, médias e grandes empresas, incluindo indústrias, shoppings centers, escolas, condomínios comerciais, residenciais, hospitais e outros empreendimentos.
Se você precisa de serviços terceirizados, entre em contato com a nossa equipe.