Atividade-meio: o que é, exemplos e vantagens da terceirização
Toda empresa possui seu próprio conjunto de processos. É através deles que gestores e colaboradores garantem o funcionamento de todo o empreendimento. Podemos dizer que as tarefas desses processos são classificadas em duas: atividade-meio e atividade-fim.
Neste artigo vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre atividade-meio. Continue a leitura e confira até o final do artigo as seguintes informações:
- O que é atividade-meio?
- O que é atividade-fim?
- Como diferenciar atividade-meio de atividade-fim?
- Impactos das atividades-meio na gestão empresarial
- Vantagens e desvantagens da terceirização de atividades-meio
- Atividade-meio: como a Danlex pode ajudar?
O que é atividade-meio?
Atividade-meio é toda atividade que não tem relação com a produção final, mas sim com a empresa como um todo. Não entendeu? Não se preocupe, a gente explica!
Imagine, por exemplo, uma montadora de automóveis. A produção final da montadora são os veículos, no entanto, os colaboradores precisam de um ambiente que atenda às normas de higiene para promover o bem-estar e segurança de todos.
A equipe de limpeza desempenha um papel muito importante, mas que não está diretamente ligado ao processo de produção da montadora.
Então o que é atividade-fim? Continue lendo para entender as diferenças entre esses processos.
O que é atividade-fim?
As atividades-fim são aquelas que estão diretamente ligadas ao produto/serviço principal oferecido pela empresa.
Vamos voltar ao exemplo da montadora? Nesse caso, é considerada uma atividade-fim toda tarefa e processo desenvolvidos para garantir a produção dos veículos.
Como diferenciar atividade-meio de atividade-fim?
Apesar de, no exemplo da montadora, ser bem fácil diferenciar uma atividade da outra, não é sempre assim que acontece. Para te ajudar, vou ensinar um truque: a principal diferença está no que a empresa propõe em seu contrato social.
Ou seja, a atividade-fim é voltada para a produção e é considerada atividade principal da empresa. Portanto, os colaboradores devem ter conhecimento sobre o que a empresa faz, e como poderá executar suas atividades. Passando por treinamentos e estudando para conhecer o negócio cada vez mais.
Enquanto na atividade-meio, as tarefas estão relacionadas a outros processos que não possuem ligação direta com o que a empresa faz. Por exemplo, o profissional responsável pela limpeza não precisa ter conhecimento de engenharia mecânica para ser contratado pela montadora.
Não deixe de conferir mais informações em: Atividade-fim e atividade-meio: qual a diferença entre esses conceitos?
Impactos das atividades-meio na gestão empresarial
Aposto que você deve se perguntar: se a atividade-meio não tem relação direta com o foco da empresa, como ela pode afetar a gestão empresarial?
Vamos voltar à nossa montadora. Imagine que a pandemia colocou a empresa em maus lençóis e, além de cortar custos, ela precisa concentrar seus esforços em encontrar matérias-primas mais baratas e de qualidade similar para ganhar competitividade no mercado.
Fica mais fácil fazer isso quando você não precisa se preocupar com a gestão das atividades-meio. Já pensou ter que lidar com todas essas complicações e ainda gerenciar o uso de produtos de limpeza, manutenção de equipamentos necessários para a higienização, entre outros?
Isso porque nem mencionamos a gestão dos colaboradores envolvidos nessas atividades bem como a burocracia e encargos trabalhistas que envolvem suas contratações.
Pensando nesse impacto, empresas que querem focar nos objetivos do negócio têm optado cada vez mais pela terceirização desse tipo de serviços.
– Leia também: Gestão de facilities: entenda o que é e como realizar de forma eficiente
Vantagens e desvantagens da terceirização de atividades-meio
Vantagens da terceirização de atividade-meio
1. Qualidade dos serviços prestados
Terceirizadas conectam empresas a profissionais especializados naquelas tarefas. O que garante o aprimoramento dos serviços prestados.
2. Economia
A terceirização elimina uma série de encargos trabalhistas (férias, décimo terceiro, INSS) e frequentemente tem custos menores que o salário de uma contratação interna.
Além disso, terceirizadas assumem a responsabilidade pela compra e manutenção dos equipamentos necessários.
3. Flexibilidade de horários
Algumas demandas de atividade-meio são imprevisíveis. Por exemplo, nem sempre dá para prever quando você vai precisar de um motofrete. As terceirizadas sabem disso, e estão prontas para atender às suas necessidades.
4. Mais foco nos objetivos da empresa
Quando você delega as atividades-meio para especialistas, libera o seu time para focar no que importa: as atividades que impulsionam o seu negócio.
– Leia também: 10 vantagens da terceirização de serviços para sua empresa
Desvantagens da terceirização de atividade-meio
1. Distanciamento entre terceirizados e a empresa
Em um primeiro momento, é normal notar certo distanciamento entre os terceirizados e a empresa. Mas lembre-se que isso é normal! E, por mais que eles não sejam tão íntimos do core business da empresa, tenha em mente que o objetivo deles é te atender bem e contribuir para o seu sucesso.
– Leia também: Limpeza comercial: entenda como funciona esse serviço
Atividade-meio: como a Danlex pode ajudar?
Há mais de 17 anos no mercado, a Danlex é uma empresa de terceirização de serviços se destaca pela qualidade e experiência. Com profissionais dedicados, a empresa elabora soluções personalizadas – que vão desde o atendimento inicial à implantação dos serviços.
Tudo para garantir que o seu negócio contrate apenas o que é necessário. Sempre respeitando a sua estrutura, particularidades e características do setor.
Estamos prontos para atender a terceirização de serviços de pequenas, médias e grandes empresas, incluindo indústrias, shoppings centers, escolas, condomínios comerciais, residenciais, hospitais e outros empreendimentos. Se você precisa de serviços terceirizados, entre em contato com a nossa equipe.